12 de jul. de 2010

LÉIA - A LOUCA

Léia era uma moça na casa dos seus 20 anos que trabalhava em uma loja chique nas imediações dos Jardins, mas morava em um bairro distante do seu serviço. Sempre tivera o sonho em ser famosa e fina, mas essas coisas acontecem ou não e nem todas nasceram para serem famosas e finas. Era uma moça de estatura mediana com 1,65m, pesava míseros 48 kg, tinha olhos castanhos( mas usava lentes verdes),cabelos pretos( mas os tingia de loiro) e sonhava em ser modelo. Sua mãe uma senhora de 50 anos não tinha tempo para sonhos, pois teve que aprender a sustentar a si mesma e aos 3 irmãos de Léia fazendo serviços de costureira e doceira que na verdade só gostava de ser chamado por Lys entre os clientes finos e chiques da fina paulicéia. Trabalhava de segunda á sábado, entrava ás 9 na butique e só saía por volta das 7 da noite. Corria para a faculdade de administração e mal se alimentava o dia inteiro. Quando dava tempo comia uma salada, alguns momentos apenas um suco e uma fruta e só. Imagina ser gorda, trabalhando numa butique chique de roupas caras. Precisava ficar atenta a silhueta. Gordura não fica bem em vendedora de loja bacana. Suas colegas de serviço eram todas moças da mesma faixa etária e viviam suas vidas paralelas. Uma tinha um caso com um homem mais rico e mais velho que sempre ia a loja para comprar presentes caros para sua esposa e sua amante que escolhia as peças que queria. A outra era bailarina formada mas não exercia a profissão por conta de um acidente que sofrera lhe gerando seqüelas incompatíveis com a carreira almejada. A terceira colega de serviço era casada e tinha uma filhinha de 3 anos. Léia aos domingos ajudava a mãe com os serviços de costura e doces. O sonho dela era casar com um homem rico e bem posicionado.De repente poder freqüentar a alta roda dos chiques e famosos e passar férias em algum ponto turístico badalado e da moda. A verdade era bem diferente disso. Pegava 2 ônibus e 1 metrô para ir e voltar para o serviço, era bolsista na faculdade e tinha um namorado gerente de concessionária de carros que só via quando tinha uma folga na apertada agenda de vendedora e universitária. Em uma manhã fria da paulicéia desvairada, Lys..ops Léia estava correndo apressada para ir para a loja quando de repente escorrega e bate a cabeça no meio-fio. Alguns transeuntes que passavam pelo local da queda correm em auxílio aquela frágil e pálida mulher.Um senhor então pergunta a pobre criatura:

- Minha filha, você está bem?

(Léia ainda um pouco tonta responde) : Sim, estou sentindo um pouco de dor nas costas mas estou bem.

Uma moça que também parou ao lado da cena resolve perguntar:

“Qual o seu nome? Quer ir a um hospital?

- Léia então responde: Lyz,,meu nome é Lyz e não preciso ir a hospital nenhum obrigado.
(Léia levanta ainda um pouco tonta)

Um outro rapaz que acompanhava a cena toda resolve dizer:

“Você não trabalha aqui perto?” Parece que já vi você por aqui...você não é vendedora naquela loja de bacana?”

- Léia então retruca: “Não querido, deve estar me confundindo sou modelo e estou atrasada para um evento no Hotel Guttsheim

O primeiro senhor que a havia socorrido fala:
“Minha filha você comeu alguma coisa hoje?”Tá tão pálida, parece até um fantasma”

- Léia demonstrando certo nervosismo diz: “Sou modelo,tenho que ser magra, o Sr já viu modelo gorda? Só aquelas balofas que fazem questão de dizer que são modelos extra-size.Sou modelo que nem Kate Moss.O Sr já ouviu falar em Kate Moss? Com certeza nunca ouviu falar

A outra moça que estava parada ao lado do senhor sai em defesa do mesmo:
“Olha aqui menina você deveria agradecer a atenção que estamos lhe dando, mas pelo que percebi já se recuperou bem do tombo já está até dando coices nas pessoas”

- Léia então embaraçada pelo corretivo que acabara de levar, arruma o cabelo e tira o pó da saia e diz com a voz quase inaudível:

“Estou atrasada,sou modelo.estão me esperando me desculpem, vou fazer uma sessão de fotos com Gisele, não posso deixá-la esperando.Leía sai linda,louca e sorridente deixando para trás os 3 espectadores atônitos e confusos.

O velho então exclama: “Essa vida de modelo é uma loucura, essas moças são tão fraquinhas e pálidas.

Texto: Edilson Cravo
Ilustração: Pierre Willemin

16 comentários:

  1. Passando pra desejar boa semana pra você também meu querido.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  2. sinceramente... eu esperava que essa abestalhada morrese no fim!

    ResponderExcluir
  3. Ah eu amei, né? Muito bom, texto e ilustração como sempre! Sonhos são sonhos e devem ser sim conquistados, mas sonhos com basamento em sem noção como por exemplo deixar de comer para ser igual a ilustração é falta de tudo... afffff!
    Beijo, beijo!
    SHe

    ResponderExcluir
  4. belo texto, vejo que a semana começa a toda.

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  5. Bem escrota dona Léia... Se paro pra ajudar alguém, e tomo uma dessas, largo e deixo bater com a cabeça no meio-fio de novo XD.

    Beijos Edilson!

    ResponderExcluir
  6. hahahhaha
    será que lys se escreverá para o garota fantastica?
    tera forças pra tal?
    hahahaha

    ResponderExcluir
  7. Todos somos vítimas da sociedade, da nossa cultura, do nosso tempo. Mas pensei que ela fosse morrer também, sei lá, o namorado rico não batia nela? Ela estava grávida? Tem continuação? rsrs enfim! Abraçooo!

    ResponderExcluir
  8. "1,65m, pesava míseros 48 kg" viximaria eu quase me vi aqui oO mas meus olhos são verdes e não são lentes, ráh! kkkkkkkk e eu como feito uma loba, só num engordo de ruim mesmo =(
    essa garota é obssecada pelo sucesso e isso pode causar a morte dela, pobre menina, [pobre de novo] kkkkkkkkkkkkkkk
    bjs, meninooo

    ResponderExcluir
  9. Delicioso conto. Triste e engraçado na medida certa.

    Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Queridos:

    Majoli - Quero sua avaliação do meu conto, afinal de contas é o meu primeiro conto né pow?rsss.Linda semana...bjão.

    Serginho - Tadinha dela...rs.Ela quer apenas um lugar ao sol..ahahahahaha.Linda semana...abraços.

    She - Ela é o reflexo de muitas meninas que sonham em ser modelo, mas não tem condições físicas e psicológicas para isso.Linda semana..beijooooo.

    Insana - Comecei a semana animado né?rs
    Linda semana pra ti...beijooooo.

    Lobo - Não seja um menino mau lobinho, sei que tem um coração bom escondido debaixo dessa pelagem toda...rs.Lindasemana...abraços.

    Rodrigo - Será? Será? talvez Léia não tenha o perfil desejado pra tal empreitada...rs.Linda semana...abraços.

    Re - Quantas perguntas,quantas interrogações Oh my God...rs.Léia continua,tem uma segunda parte a caminho querido..guenta aí...rs
    Linda semana...abraços.

    Yzzie - Léia é a típica menina sem noção que acha que apenas porque tem um sonho de ser modelo,acredita piamente que tem perfil para tanto...rs.Existem muitas Léias espalhadas pelo Brasil.Linda semana...beijooooo.

    Wans - Obrigado o carinho de sempre.Acompanhe a saga da Léia..tem mais coisa por vir...rs
    Linda semana...abraços querido.

    ResponderExcluir
  11. Edilson isto é uma saga ... estou apreensivo com o futuro de Léia ...

    vc está ótimo querido com seus contos ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  12. Pronto, gatão!!! Cá estou - sob a luz da tua lua!!! Pode me transformar em Lobisomem agora... hehehehe!!!!!!!! Hugzão, Edilson!!!!!

    ResponderExcluir
  13. NOssa porque algo nesse texto me fez lembrar da hora da estrela da clarice?! por um momento quando ela caiu e bateu com a cabeça, podia jurar q ela ia morrer ali.. kkk Mas nao.. ela mostrou que eh pobrinha mas sabe fazer aloka! Adoro pra mim liz já eh diva eternamente!!!

    ResponderExcluir
  14. Queridos:

    Paulo - È uma saga querido, tem mais por vir..aguarde e verás...rs Abraços.

    Vaca - Que bom que apareceu por aqui...eeeeeee...rs. Viu q fiquei feliz?rs
    Abraços.

    Amon - Olha esse livro da Clarice Lispector eu não li, mas li Laços de família e não gostei muito. Gostou da Lys? Tem mais coisa por vir...rs. Abraços querido.

    ResponderExcluir
  15. Gostei por demais da Léia, ou será Lys?...rsrs
    Ah quem me dera saber escrever um texto assim...eu só rabisco, rabisco..rs.

    Estás de parabéns meu querido.

    Beijos no ♥.

    ResponderExcluir
  16. Querida Majoli;

    Obrigado pelo carinho de sempre. Escrever flui com uma naturalidade que as palavras vão saindo e saindo...rs
    Lindo fim de semana....beijooooo.

    ResponderExcluir

O Lua agradece sua visita, volte sempre.